Design is business… and business is good - A força do design na criação de novos negócios



Cada dia mais o universo dos negócios começa a enxergar o design não apenas com um diferencial ou um “plus” que agrega uma mais-valia estética a determinado produto/serviço, mas como uma parte tão importante como qualquer outra dentro da estrutura de uma empresa.

Diversos big players do mercado estão adaptando sua organização de forma a dar mais espaço ao design e a gestão de marca. O caso relevante mais recente é o da restruturação da Procter & Gamble.

Segundo uma pesquisa do Design Management Institute (Boston, EUA), nos últimos 10 anos as grandes empresas que tomaram decisões baseadas em design, tiveram um rendimento 228% superior as demais de acordo com seus índices no Standard & Poor’s 500. Entre essas companhias estão Apple, Coca-Cola, IBM, Nike, Starbucks, Walt Disney e a própria Procter & Gamble.

Roger Martin, em seu livro “The Design of Business”, defende que o papel do design nos negócios situa-se como uma ponte entre os dados analíticos (números, percentagens, amostras) e fatores emocionais (intuição, sentimentos, sensações). Acredita que através do design thinking é possível processar os dados, tanto exatos quanto humanos, e desenvolver soluções a partir da definição para o problema (o que o autor chama de “mistério”), empatização com o usuário, idealização e prototipação.

Em busca da inovação e melhor compreensão dos problemas e tendências de um mercado em constante mutação, cada dia mais designers mergulham em planilhas do Excel e administradores forram suas paredes de post-its emindmaps. O que poderia ser considerado uma inversão de papéis é visto como uma adaptação óbvia a um novo cenário empresarial muito mais complexo, concorrido e sedento de novas ideias e soluções eficientes, humanas e arrojadas.

O design tem ajudado as empresas a transmitir os valores da marca aos consumidores e abrir um diálogo com o público, permitindo que tomem decisões inovadoras mais assertivas, suportadas por pesquisa, análises e testes.

Desenvolvido por 6 estudantes do Mestrado de Strategic Product Design na TU Delft (Holanda), “Design The New Business” é um pequeno documentário que mostra quem são e como pensam alguns designers envolvidos na criação de novos negócios. Assista abaixo (tem até legendas em português).



Moisés Cainãn

Designer Gráfico, especialista em Mídias Digitais, Geek amante de Tron, Senhor dos Anéis, Deadpool, quadrinhos, desenhos, anime, video-game, filmes, séries, Marvel, DC, cachorros, gatos, tecnologia, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário