Cada dia mais o universo dos negócios começa a enxergar o design não apenas com um diferencial ou um “plus” que agrega uma mais-valia estética a determinado produto/serviço, mas como uma parte tão importante como qualquer outra dentro da estrutura de uma empresa.
Diversos big players do mercado estão adaptando sua organização de forma a dar mais espaço ao design e a gestão de marca. O caso relevante mais recente é o da restruturação da Procter & Gamble.
Segundo uma pesquisa do Design Management Institute (Boston, EUA), nos últimos 10 anos as grandes empresas que tomaram decisões baseadas em design, tiveram um rendimento 228% superior as demais de acordo com seus índices no Standard & Poor’s 500. Entre essas companhias estão Apple, Coca-Cola, IBM, Nike, Starbucks, Walt Disney e a própria Procter & Gamble.
Roger Martin, em seu livro “The Design of Business”, defende que o papel do design nos negócios situa-se como uma ponte entre os dados analíticos (números, percentagens, amostras) e fatores emocionais (intuição, sentimentos, sensações). Acredita que através do design thinking é possível processar os dados, tanto exatos quanto humanos, e desenvolver soluções a partir da definição para o problema (o que o autor chama de “mistério”), empatização com o usuário, idealização e prototipação.
Em busca da inovação e melhor compreensão dos problemas e tendências de um mercado em constante mutação, cada dia mais designers mergulham em planilhas do Excel e administradores forram suas paredes de post-its emindmaps. O que poderia ser considerado uma inversão de papéis é visto como uma adaptação óbvia a um novo cenário empresarial muito mais complexo, concorrido e sedento de novas ideias e soluções eficientes, humanas e arrojadas.
O design tem ajudado as empresas a transmitir os valores da marca aos consumidores e abrir um diálogo com o público, permitindo que tomem decisões inovadoras mais assertivas, suportadas por pesquisa, análises e testes.
Desenvolvido por 6 estudantes do Mestrado de Strategic Product Design na TU Delft (Holanda), “Design The New Business” é um pequeno documentário que mostra quem são e como pensam alguns designers envolvidos na criação de novos negócios. Assista abaixo (tem até legendas em português).
Nenhum comentário:
Postar um comentário